DestaquesMunicípios

Advogada, PMs e líderes do CV integram esquema de tráfico de armas na Bahia

Operação Skywalker Crédito: Divulgação

Uma denúncia do Ministério Público da Bahia (MPBA) revelou o complexo esquema de tráfico de armas do Comando Vermelho (CV) em Feira de Santana. A organização criminosa, que tinha como principal área de atuação o bairro da Queimadinha, contava com a participação de policiais militares, uma advogada e lideranças de alta periculosidade da facção.

A investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) identificou três núcleos na estrutura. Um deles, formado por PMs, era responsável pelo tráfico de armamentos. Outros dois, liderados por criminosos foragidos e presos, como Heverson Almeida Torres, o ‘Mil Grau’, cuidavam da aquisição e venda de armas, usando lojas de fachada para lavagem de dinheiro.

A advogada Andresa Cunha, presa na segunda fase da Operação Skywalker, é apontada como uma figura central na gestão financeira do esquema. A investigação teve início com a suspeita de que o PM da reserva Nilton Silva Brito vendia armas de uso restrito para o grupo.

Interrogatórios, análise de dados financeiros e interceptações telefônicas revelaram que o grupo também realizava a escolta de cargas ilícitas com fuzis. Além disso, a facção controlava territórios na cidade, instalando câmeras de segurança na Queimadinha e sendo investigada por homicídios e ameaças a moradores. Fonte: Correio 24hrs