DestaquesPolítica

Lula reage a tarifas de Trump e promete retaliação com base na Lei de Reciprocidade

Lula e Trump Crédito: Walter Campanato/Agência Brasil/Shutterstock

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu com firmeza à decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Em sua primeira manifestação pública após o anúncio feito pelo norte-americano, Lula destacou que o Brasil adotará medidas proporcionais, com base na Lei de Reciprocidade Econômica, em caso de ações unilaterais que prejudiquem a economia nacional.

Em publicação feita nesta quarta-feira (9) na rede social X (antigo Twitter), o presidente reafirmou a soberania brasileira e rechaçou qualquer tipo de pressão externa: “O Brasil não aceita ingerência nem ameaças que coloquem em risco a independência das nossas instituições”. Lula também contestou o argumento de Trump sobre um suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil, citando dados do próprio governo norte-americano que apontam um superávit de 410 bilhões de dólares a favor dos EUA nos últimos 15 anos.

A escalada nas tensões comerciais foi acompanhada de críticas de Trump à Justiça brasileira pelo julgamento de Jair Bolsonaro, ex-presidente que responde por tentativa de golpe de Estado. Em resposta, Lula afirmou que tais processos são de responsabilidade exclusiva do Judiciário brasileiro.

Diante da gravidade da situação, o presidente convocou uma reunião de emergência com ministros-chave, entre eles Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda), para definir os próximos passos da diplomacia e da política econômica frente à nova ofensiva tarifária dos EUA, que entra em vigor em 1º de agosto. Fonte: Correio 24h