Governo da Bahia assina novo contrato e libera avanço das obras da Ponte Salvador-Itaparica
Ilustração: Projeto da Ponte Salvador-Itaparica
Após anos de negociações e ajustes, o Governo da Bahia deu um passo decisivo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Nesta quarta-feira (4), foi assinado o novo contrato com a concessionária responsável pelo Sistema Rodoviário Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, destravando o projeto e abrindo caminho para o início efetivo das obras.
A assinatura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, secretários estaduais, o ministro da Casa Civil Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. O novo acordo marca o fim de um longo processo de repactuação, mediado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que homologou a proposta de conciliação em fevereiro.
“Essa ponte vai muito além da infraestrutura. Ela é uma ferramenta de integração econômica, social e cultural. Queremos um projeto que valorize o turismo, gere empregos e promova desenvolvimento para toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Obra deve começar em até 12 meses
Agora, com o novo contrato assinado, os próximos passos são a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz. Segundo o cronograma, a construção deve começar em até 12 meses. A expectativa é que o projeto gere mais de 7 mil empregos diretos e indiretos, com impactos positivos em diversas regiões do estado.
Durante a fase preliminar, mais de R$ 200 milhões já foram investidos em sondagens na Baía de Todos-os-Santos, que mobilizaram mais de 300 profissionais e 20 empresas baianas. A operação bateu recordes: foi a primeira sondagem no Brasil a atingir 200 metros de profundidade no solo marinho, em busca de material intacto.
Ponte será vetor de transformação para 250 municípios
A Ponte Salvador-Itaparica, quando concluída, promete alterar profundamente a dinâmica econômica da Bahia. Ao encurtar em mais de 100 km a distância entre Salvador e o Sul e Baixo Sul do estado, ela impulsionará o turismo, a indústria, o comércio e o setor imobiliário, com reflexos diretos em cerca de 250 municípios, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Segundo o ministro Rui Costa, o projeto será também um símbolo da parceria entre Brasil e China, tanto no aspecto econômico quanto diplomático. “Esse é um dia histórico para a Bahia. Estamos falando de uma obra que representa desenvolvimento, geração de empregos e um novo ciclo de investimentos”, disse.
Crise e renegociação contratual
O contrato original havia sido assinado em 2020, mas a pandemia da Covid-19 e suas consequências econômicas — como o aumento nos custos dos insumos da construção civil e o encarecimento de financiamentos — forçaram a revisão das condições. A solução veio com a atuação inédita do TCE/BA, que criou uma comissão específica para conduzir um processo de conciliação entre Estado e concessionária.
O modelo de renegociação segue práticas reconhecidas nacionalmente e conta com respaldo da Lei Federal nº 13.448/2017, que prevê a modernização e adequação de contratos de concessão diante de mudanças econômicas significativas.
“É uma vitória para o povo da Bahia. A ponte vai muito além da conexão física entre duas cidades: ela representa oportunidade, inclusão e transformação”, destacou Marcus Presídio, presidente do TCE/BA.
Fonte: Informe Baiano