Fila da regulação, motofaixas e instalação de CEIs dominam debate na Câmara
Foto: Antonio Queirós
Pronunciamentos ocorreram na sessão ordinária desta terça-feira, dia 22.
A fila da regulação, motofaixas e a defesa pela instalação de Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) dominaram o debate na Câmara Municipal de Salvador, na 26ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (22), no auditório do Centro de Cultura, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB).
O vereador Randerson Leal (Podemos), autor do Projeto de Lei nº 156/2024, anunciou a implementação de três novas faixas azuis, espaços exclusivos para motocicletas em vias de grande circulação: Avenida Juracy Magalhães, Anita Garibaldi e da Luiz Eduardo Magalhães.
“Acredito que em maio a Prefeitura vá instalar as motofaixas nas Avenidas Juracy Magalhães, Anita Garibaldi e Luiz Eduardo Magalhães. Tenho certeza que essa faixa veio para ficar, trazendo melhor fluidez no trânsito de Salvador, melhorando a mobilidade urbana da capital e mais ainda, trazendo mais segurança para quem transita com motos aqui em nossa cidade. Vou além, leva a segurança também para quem conduz carros automotivos, porque vai acabar aquela disputa entre carros e motos nas principais avenidas da cidade”, destacou Randerson.
Ele disse ainda que em 30 dias de implantação da primeira motofaixa, na Avenida Bonocô, foi registrada uma redução de 60% no número de acidentes.
O vereador Anderson Ninho (PDT), por sua vez, voltou a chamar atenção para o que considera crise no sistema de regulação da saúde pública da Bahia. No Pinga-Fogo, relatou um caso pessoal que, segundo ele, evidencia “a ineficiência” do modelo atual e a impotência de autoridades frente à responsabilidade estadual sobre o tema.
“Pasmem: o tio de minha esposa está na regulação, provando que vereador não tem poder, não tem como resolver a questão da regulação e nessa situação estão milhares de pessoas”, desabafou Anderson Ninho, na sessão, ao classificar o sistema como ‘fila da morte’.
CEIS
Durante a sessão, vereadores de governo e oposição tentaram defender a instalação de Comissões Especiais de Investigação (CEIs). Segundo o vereador Claudio Tinoco (União Brasil), uma comissão tem que ser instalada para apurar a demora na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio.
Já as vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB), da bancada da oposição, endossaram o pedido por uma investigação na Secretaria Municipal de Educação, com base na operação Overclean.
Diante do debate, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, assegurou que com 14 assinaturas, qualquer CEI terá seu aval para ser instalada na Casa.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação