Operação “Farmácia Legal” apreende 1.495 medicamentos controlados ilegais em Salvador
Foto: DCS PC
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), realizou na última segunda-feira (20) a Operação “Farmácia Legal” em Salvador. A iniciativa teve como foco combater o comércio irregular de medicamentos controlados e orientar farmácias quanto à regularização junto às autoridades competentes. A ação abrange os bairros Itapuã, Fazenda Coutos, Boca do Rio, Cabula e Narandiba.
Durante a operação, foram apreendidas 1.495 unidades de medicamentos controlados, incluindo antibióticos e remédios de tarja preta, como clonazepam, que foram comercializados sem prescrição médica ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses medicamentos, frequentemente usados de maneira indevida, representam um risco significativo para a saúde pública.
Além de coibir práticas ilegais, a operação destacou a importância da regularização das atividades das farmácias. A CFPC alertou que o descumprimento das normas pode levar a avaliações administrativas e penais. A ação reafirma o compromisso da Polícia Civil e de órgãos parceiros em proteger a saúde da população e garantir o cumprimento das leis.
Cerca de 30 agentes participaram da operação, representando diferentes unidades policiais, incluindo os Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção (Draco), Polícia Metropolitana (Depom), Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), e Operações e Recursos Especiais (Core), além do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Também integraram a operação representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Essa ação conjunta reforça o esforço interinstitucional no combate ao comércio ilegal de medicamentos e à proteção da saúde coletiva. fonte: informe baiano