Saúde intensifica ações nas escolas durante Semana da Criança em Salvador
Fotos e texto: Ascom SMS
Em comemoração ao Dia das Crianças, neste domingo (12), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador promoveu a Semana Saúde na Escola, com uma série de ações voltadas ao bem-estar dos estudantes da rede pública. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), ocorreu ao longo da semana e contemplou diversas instituições de ensino da capital baiana.
Com o tema “Ampliar a Vacinação e Promover Saúde nas Escolas”, a programação incluiu serviços de saúde bucal, atualização da caderneta de vacinação, além de atendimentos voltados à saúde auditiva, ocular e mental, e ações educativas sobre alimentação saudável, práticas corporais, hanseníase, doença falciforme, bem como saúde sexual e reprodutiva.

Os conteúdos abordados foram pensados para fortalecer os cuidados com a saúde de crianças e adolescentes no ambiente escolar, sendo ministrados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em conjunto com profissionais da educação, fortalecendo a atuação integrada por meio de ações preventivas e educativas.
Segundo Getisêmani Kundsen, coordenador da Atenção Primária, a proposta reforça o compromisso com o bem-estar de toda a comunidade escolar. “Nossa missão é fortalecer o vínculo entre saúde e educação, promovendo hábitos de vida saudáveis de forma permanente entre os estudantes. Acreditamos que saúde também depende de um ambiente equilibrado, com alimentação adequada e estabilidade emocional e física”, destaca.
A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa promover a integração entre os setores da Saúde e da Educação, ampliando o acesso a serviços essenciais. Durante todo o ano, são desenvolvidas atividades com foco em temáticas como saúde ambiental, incentivo à prática de atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, além da promoção da cultura de paz, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, e prevenção de HIV e outras ISTs.