Prisão Preventiva de Bolsonaro: Ex-Presidente Detido pela PF neste Sábado
Foto: Marcos Corrêa/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente neste sábado (22), em uma medida solicitada pela Polícia Federal e expedida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A detenção ocorreu por volta das 6h, sendo ele levado em comboio para a Superintendência da Polícia Federal.
A prisão é de natureza preventiva e não se refere ao início do cumprimento da pena relativa à condenação anterior de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
- A PF justificou a ação, em nota oficial, informando que a medida cautelar foi cumprida devido à avaliação de que uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na véspera (sexta-feira, 21) representava um risco potencial para os participantes e os agentes policiais.
Bolsonaro foi condenado em setembro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. Contudo, essa condenação ainda está em fase de recursos, e a defesa já reiterou que irá recorrer.
- A defesa do ex-presidente protocolou um pedido na sexta-feira (21) junto ao ministro Alexandre de Moraes (STF) solicitando a substituição do regime inicial fechado por prisão domiciliar humanitária.
- Os advogados alegam que Bolsonaro possui um “quadro clínico grave” e “múltiplas comorbidades”, argumentando que uma transferência para o sistema prisional representaria um “risco concreto à vida” do ex-presidente.
fonte: IB

