Operação policial recupera mais de uma tonelada de cabos e desativa mineração ilegal de criptomoedas em Salvador
Imagens: Flávia Vieira/ Ascom SSP
Uma operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Salvador, batizada de Operação Metallis, resultou na recuperação de mais de uma tonelada de cabos de energia e telefonia. A ação, realizada nos bairros de Pirajá e Valéria, também desativou uma operação ilegal de mineração de criptomoedas que utilizava energia furtada.
Apreensões e prisões
Durante a sexta fase da operação, que visa combater o furto, roubo e venda ilegal de cabos, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) recuperaram mais de 1.000 kg de cabos de alumínio e cerca de 100 kg de cabos de telefonia. Três pessoas foram levadas à delegacia e uma delas foi presa em flagrante.
O caso tomou um rumo inesperado quando os policiais encontraram 27 máquinas de mineração de criptomoedas operando no local. O delegado Lukas Nascimento, da DRFR, explicou que as máquinas estavam sendo abastecidas com energia elétrica furtada.
Combate ao crime organizado
O delegado destacou que a operação reforça o compromisso da Polícia Civil e das forças de segurança em desarticular organizações criminosas que afetam serviços essenciais à população. Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Fonte: IB