DestaquesPolicia / Justiça

MPTCU pede ao TCU apuração sobre autoridades em festas na casa de Vorcaro, em Trancoso

Divulgação

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou a abertura de processo para apurar a eventual participação de autoridades federais em eventos realizados na residência de veraneio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, no sul da Bahia.

O pedido, protocolado em 29 de janeiro, requer que o Tribunal de Contas da União (TCU) identifique quais autoridades — incluindo procuradores e magistrados — estiveram presentes nas confraternizações. Segundo o documento, a possível presença de agentes públicos em encontros promovidos por pessoa investigada pode representar risco à confiança nas instituições e à integridade da administração pública.

O MPTCU argumenta que o caso pode ter reflexos sistêmicos, especialmente por envolver membros de órgãos federais. Para o órgão, a falta de esclarecimentos pode comprometer a credibilidade do Judiciário, do Executivo e de demais instituições públicas.

Agora, caberá ao TCU analisar o pedido e decidir se instaura procedimento formal para apurar os fatos e eventuais responsabilidades. Fonte: Bnews