Câmara de Salvador

Mostra ‘Conchas Preciosas’ tem início no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino

Foto: Divulgação

O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, recebe entre os dias 10 e 23 de julho, a mostra “Conchas Preciosas”, da artista soteropolitana Ana Laura Lacerda. As obras são compostas por conchas e búzios que trazem como simbologia proteção, renovação, transformação e a representação do feminino. A exposição estará disponível de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 14h. 

Ana Laura, conforme descreve, incorpora ainda em suas obras a sua narrativa e, através das conchas, usa diversos simbolismos para representar de forma poéticas as suas dores, paixões e crenças.

A simbologia trazida pela artista é visível em diversos de seus trabalhos, como na coleção”Jardim do Mar”, inspirada na diversidade e beleza natural de diferentes continentes, constituída por telas que remetem a ideia do Jardim do Éden.

Nesta mostra, Ana Laura Lacerda selecionou 40 obras de várias coleções e peças que fazem parte do seu acervo pessoal, além de mais duas peças inéditas.

É possível encontrar obras, como da coleção “Flores Marinhas”, que utilizam o formato das conchas para evocar pétalas de flores, utilizando de inspiração orquídeas, narcisos, dálilas e crisântemos.

Ademais, é possível encontrar o quadro “Baobá”, inspirado na arvore tradicional africana de mesmo nome, conhecida popularmente como à “arvore-da-vida”, por sua capacidade de armazenar água em seu tronco, essencial para o clima árido da região. 

“A árvore é um símbolo de longevidade, força e sabedoria, reverenciada em diversos mitos que contam sobre o início dos tempos”’ elencou a artista que reforça representar através das conchas, a simbologia do tempo, tradição e natureza.

Ana Laura Lacerda possui uma trajetória de mais de 40 anos de produção. Sua primeira exposição individual ocorreu no foyer do Teatro Castro Alves (TCA) em 1982. Após de uma pausa de 10 anos em sua carreira, a artista retornou em 2020 com a coleção “Jardim do Mar”.

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação