DestaquesPolicia / Justiça

Jovem universitária morre após ser baleada na Engomadeira; moradores acusam ação policial

foto Reprodução

A universitária Ana Luíza Silva dos Santos de Jesus, de 19 anos, morreu na tarde deste domingo (13) após ser atingida por um disparo na região do abdômen, no bairro da Engomadeira, em Salvador. Segundo informações obtidas pelo Informe Baiano, ela havia acabado de sair da casa de uma amiga quando foi baleada.

Imagens enviadas ao portal mostram o momento em que Ana Luíza está caída no chão, ferida, enquanto uma mulher tenta prestar socorro. Em seguida, três policiais militares aparecem carregando a jovem até uma viatura. O vídeo também registra a correria dos moradores após o lançamento de bombas de gás lacrimogêneo e acusações de que os PMs teriam iniciado a ação com tiros.

Revoltados com a morte da jovem, moradores organizaram um protesto e bloquearam o principal acesso ao bairro com pneus queimados. Os manifestantes responsabilizaram a polícia pelo disparo que atingiu Ana Luíza.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que equipes realizavam rondas de rotina na Rua Nanan quando foram alvo de disparos feitos por um grupo criminoso. Os agentes reagiram, e os suspeitos fugiram. Ainda segundo a corporação, a jovem foi encontrada ferida durante a varredura após o confronto e foi socorrida pelos próprios policiais, mas não resistiu.

“A PM lamenta profundamente a morte de Ana Luíza, solidariza-se com a família e informa que o caso está sendo apurado conforme os protocolos institucionais”, diz o comunicado, que também reforça o compromisso da corporação com a legalidade, a transparência e a preservação da vida. fonte: Informe Baiano