Governo dos EUA cancela reunião com Haddad e ministro aponta ‘antidiplomacia’ de Eduardo Bolsonaro
Diogo Zacarias/MF
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou o cancelamento de uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, que discutiria as novas tarifas comerciais. Segundo Haddad, a principal razão para o cancelamento foi a interferência do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que teria articulado para inibir o encontro.
Em entrevista à GloboNews, o ministro afirmou que existe uma “força política que tem expressão na vida pública que está fazendo uma espécie de antidiplomacia a cada ação diplomática do governo”. A declaração de Haddad faz referência a uma entrevista de Eduardo Bolsonaro, que se manifestou publicamente contra a aproximação entre os governos.
Haddad revelou que a justificativa oficial dos Estados Unidos para o cancelamento foi “falta de agenda”, e que não há uma nova data para o encontro. Ele ainda destacou que a postura dos EUA não é ideológica, mas uma “mudança de postura geopolítica”, citando a relação do país com a Índia como exemplo. Fonte: Bocao News