DestaquesPolítica

Estratégia de Lula: Diálogo com o Centrão, mas sem garantia de apoio em 2026

Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mantido uma série de encontros e almoços com líderes de partidos do Centrão, mesmo sabendo que o apoio para as eleições de 2026 ainda está longe de ser garantido.

Segundo informações de aliados, a estratégia do presidente não é buscar uma adesão imediata, mas sim manter um canal de diálogo aberto com figuras-chave como Gilberto Kassab (PSD) e Marcos Pereira (Republicanos). A avaliação é que, por enquanto, a convicção desses partidos de lançar candidatos próprios ou de não se aliar a Lula é forte.

No entanto, a equipe do presidente aposta que o cenário pode mudar. A ideia é “medir a temperatura” da política e apostar que, com o tempo, a popularidade de Lula e o avanço de seu governo se tornem fatores decisivos para a formação de alianças.

Lula já se reuniu nas últimas semanas com representantes de partidos que integram sua base, como PSB, União Brasil, MDB e PSD. Em um desses encontros, com o PSD, o presidente ouviu de Kassab que o partido planeja ter uma candidatura própria à Presidência. Já com o União Brasil, a situação é mais desafiadora, pois o presidente da sigla, Antonio Rueda, tem resistido a uma aproximação e defende a saída do governo. Fonte: Bocao news