Dono de Postos de Combustíveis e Outros Seis são Presos em Megaoperação na Bahia Contra Rede Ligada ao PCC, Extorsão e Lavagem de Dinheiro
Fotos e Vídeos: Tony Silva e Filipe Conceição.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Primus nesta quinta-feira (16/10) para desarticular uma sofisticada rede criminosa no setor de combustíveis, com suspeita de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), além de extorsões, homicídios e lavagem de dinheiro.
O empresário Jailson Couto Ribeiro, conhecido como Jailson Jau, apontado como proprietário de diversos postos, foi preso em Lençóis, na Chapada Diamantina. As investigações sugerem que seus empreendimentos, como o Posto BR de Guarajuba (Litoral Norte), eram utilizados para ocultação de patrimônio e adulteração de combustíveis. Jau, que já era investigado na Operação Carbono Oculto, é natural de Iaçu e um dos maiores revendedores da Shell na América Latina.
Além de Jau, a operação cumpriu mais cinco mandados de prisão na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, resultando na detenção de:
Feira de Santana (BA): Wesley Márcio Duda, Gilvan Couto Ribeiro, Diego do Carmo Santana Ribeiro e Pedro Henrique Ramos Ribeiro.
Rio de Janeiro (RJ): Israel Ribeiro Filho.
São Paulo (SP): Mário Kadow Nogueira.
A dimensão do esquema é evidenciada pelo fato de a Justiça ter determinado o bloqueio de bens e valores que totalizam R$ 6,5 bilhões, e por cerca de 200 postos de combustíveis estarem ligados ao grupo. Mais de 170 policiais civis participaram da ação, que contou com o apoio da Sefaz-BA e da ANP, e as investigações continuam para mapear a totalidade do fluxo financeiro ilícito. Fonte: IB