Câmara de SalvadorDestaques

Deputada Lídice da Mata critica avanço de projeto que concede anistia a golpistas do 8 de janeiro

Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados – Foto: Bernardo Rêgo / Ag. A TARDE

A deputada federal Lídice da Mata (PSB), líder da bancada baiana na Câmara, expressou grande preocupação com o avanço de um projeto de lei que busca conceder anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A proposta ganhou força após articulações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que estaria mobilizando partidos do Centrão e já teria garantido os votos necessários para a aprovação na Câmara.

Em uma conversa com a imprensa, Lídice classificou a iniciativa como “acintosa” e uma “provocação inaceitável” ao Supremo Tribunal Federal (STF). A deputada ressaltou a gravidade da tentativa de perdoar os responsáveis por atos antidemocráticos.

A articulação de Tarcísio de Freitas, que se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), visa um texto de anistia ainda mais amplo, que poderia beneficiar não apenas os condenados, mas também outros réus e até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Embora o presidente da Câmara tenha sinalizado dificuldades em aprovar uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, ele admitiu que o apoio ao tema tem crescido na Casa e que o assunto deve ser pautado nas próximas semanas. O principal desafio, contudo, é a resistência de setores como o STF e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Fonte: A tarde