BrasilEntretenimento & Eventos

Anatel ameaça Twitter/X após “intenção deliberada” de desobedecer STF

Rede pertence a Elon Musk – Foto: Reprodução

Rede social voltou a funcionar no Brasil.

Após determinar o bloqueio do X, antigo Twitter, nesta quarta-feira, 18, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu uma nota criticando a rede social por alterar seu provedor, o que permitiu o retorno ilegal do serviço ao Brasil. A medida, segundo a agência, foi vista como uma tentativa deliberada de descumprir a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudflare, foi possível identificar um mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da agência as providências cabíveis”, afirmou o comunicado da Anatel.

A Cloudflare atuou no processo de “isolamento” do tráfego da plataforma, permitindo que o bloqueio fosse reestabelecido sem prejudicar o funcionamento de outras instituições que utilizam a mesma infraestrutura de rede, como o próprio STF e bancos privados.

O aplicativo X voltou a funcionar na manhã de quarta-feira, inicialmente em dispositivos móveis e depois na versão desktop. Apesar de alguns usuários terem comemorado o retorno, uma nova suspensão é considerada iminente.

Leia comunicado da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis. fonte: A Tarde