Policia / Justiça

Corrupção na Mira: Quatro Policiais Penais Presos na Operação Falta Grave

Foto: divulgação


Após dois anos de investigações conduzidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a Operação Falta Grave prendeu quatro policiais penais acusados de corrupção nesta sexta-feira (20). Além das prisões, a operação resultou na apreensão de uma pistola, munições de diversos calibres, celulares, notebooks, relógios e outros dispositivos eletrônicos.

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos nos bairros de Engenho Velho de Brotas, Estrada das Barreiras, Alto da Terezinha e na sede do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em Nazaré, onde um dos acusados se entregou.

Durante a operação, cinco mandados de busca e apreensão também foram executados em outras áreas, como Fazenda Grande do Retiro e Nova Brasília. Os policiais presos são investigados por crimes de extorsão, associação criminosa e corrupção contra internos do sistema prisional.

O secretário da Seap, José Castro, declarou que, além das ações penais, será iniciada uma investigação administrativa para apurar a responsabilidade de cada envolvido. “Já determinei a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar, em conjunto com o Ministério Público, para investigar as condutas individuais dos policiais penais”, afirmou o secretário.

A operação contou com a participação de equipes do Grupo Especial de Operações Prisionais (Geop), do Gaeco, do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/Bahia). fonte: IB