DestaquesPolítica

Aliado de Bolsonaro é escolhido relator de processo de cassação contra Eduardo Bolsonaro

Deputado delegado Marcelo Freitas (União-MG) – Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados definiu, nesta sexta-feira (26), o relator do processo que pode levar à cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. O escolhido foi o deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG).

O processo foi instaurado após uma representação do Partido dos Trabalhadores (PT), que acusa Eduardo Bolsonaro de se dedicar a “difamar instituições do Estado brasileiro” durante sua estadia nos Estados Unidos, com ataques direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

A escolha de Marcelo Freitas chamou a atenção, pois ele é um antigo aliado da família Bolsonaro. O deputado mineiro participou das campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro e já manifestou apoio ao filho em momentos de tensão. Mais recentemente, Freitas criticou publicamente uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, classificando a medida como “absurda” e afirmando que o país enfrentava uma “ditadura do Poder Judiciário”.

Após a defesa de Eduardo Bolsonaro ser apresentada, o relator terá até dez dias úteis para emitir um parecer preliminar, que será votado pelo Conselho. Se o colegiado decidir pela continuidade, o processo entra na fase de produção de provas, podendo durar até 90 dias úteis. Fonte: A Tarde