DestaquesEsporte

Bahia chega pressionado e foca no BaVi para espalhar a má fase no Brasileirão

Bahia acende o alerta antes do BaVi após um mês sem vencer – Foto: Catarina Brandão/EC Bahia

Às vésperas de um decisivo clássico BaVi, o Esporte Clube Bahia completou, nesta segunda-feira (17), exatamente um mês sem vencer na temporada. Sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Tricolor de Aço atravessa uma sequência de cinco empates consecutivos no Campeonato Brasileiro e busca desesperadamente a reabilitação para se manter firme na briga pelas primeiras posições.

O último triunfo da equipe aconteceu no dia 17 de julho, quando bateu a Chapecoense por 2 a 0 em partida atrasada da 4ª rodada. Desde então, o time acumulou resultados iguais que frearam sua caminhada na tabela:

  • Chapecoense 3 x 3 Bahia (16/08)
  • Bahia 0 x 0 Vasco (09/08)
  • Fluminense 0 x 0 Bahia (29/07)
  • Bahia 1 x 1 Corinthians (26/07)
  • Atlético-MG 1 x 1 Bahia (23/07)

Com 34 pontos somados, o Bahia ocupa atualmente a 6ª colocação da Série A. A distância para o G-4 — grupo que assegura vaga direta na Copa Libertadores de 2027 — é de quatro pontos, tendo o Fluminense na 4ª posição com 38 pontos.

Para estancar o jejum e encurtar essa distância, o desafio será nada menos do que um BaVi. O confronto contra o Vitória está marcado para o próximo domingo (23), às 16h, no Estádio do Barradão, válido pela 24ª rodada da competição.

Não é a primeira vez em 2026 que o clube enfrenta turbulências: entre abril e maio, o time acumulou oito jogos sem vencer (cinco derrotas e três empates), período que culminou na eliminação para o Remo na Copa do Brasil.

Apesar da pressão e das cobranças internas nos bastidores, o grupo aposta na força de um clássico para virar a chave. O volante Erick destacou a importância de encarar o rival na casa adversária para recuperar os trilhos das vitórias:

“Nada melhor do que um clássico para que a gente consiga esse triunfo e volte a vencer no campeonato. Por se tratar de um clássico, a gente sabe que a obrigação é vencer, independentemente de ser dentro ou fora de casa.”

Com a semana cheia de preparação, o Esquadrão tenta ajustar os erros defensivos vistos no último empate por 3 a 3 com a Chapecoense para surpreender o rival no Barradão e retomar o caminho dos três pontos. Fonte: A Tarde