Recorde em 2026: Operação Nexus Nordeste erradica 200 mil pés de maconha na Bahia
Drogas apreendidas – Foto: Divulgação SSP
Uma ação conjunta entre as polícias Militar e Federal desarticulou um esquema gigante de tráfico de drogas no município de Brotas de Macaúbas, no interior baiano. Até este domingo (22), a Operação Nexus Nordeste já contabiliza a maior apreensão de entorpecentes registrada no estado em 2026, com três toneladas de maconha prontas para comercialização e a destruição de 200 mil pés da erva.
A ofensiva, que entrou em seu quinto dia nesta segunda-feira (23), utiliza inteligência integrada para asfixiar o braço financeiro de organizações criminosas na região.
As equipes de segurança realizaram varreduras intensas que resultaram em números expressivos:
- Detenções: 15 suspeitos alcançados;
- Armamento: 01 submetralhadora, 03 pistolas e 01 revólver apreendidos;
- Logística: 10 veículos interceptados, além de farta munição e carregadores.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as tropas estaduais e federais permanecem em solo realizando novas varreduras. O objetivo é identificar outros plantios camuflados na vegetação e localizar possíveis lideranças do grupo que ainda estejam foragidas. Fonte: A Tarde

