PF Investiga Homem por Ameaças e Apologia ao Nazismo Contra Universidade Federal na Bahia
– Foto: Arquivo/PF
Suspeito, com histórico de ameaças cibernéticas, foi alvo de buscas em Minas Gerais; investigação da Polícia Federal visa reprimir crimes previstos na Lei Antiterrorismo e prevê pena superior a 12 anos.
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Valquíria para investigar um homem suspeito de enviar mensagens eletrônicas com graves ameaças e apologia ao nazismo direcionadas a universidades federais, incluindo uma instituição localizada no oeste da Bahia.
Segundo a PF, o suspeito utilizava contas criadas ad hoc e acessava via VPN para tentar ocultar sua identidade. No entanto, através de diligências e análise minuciosa de registros de conexão à internet, os investigadores conseguiram identificar o principal suspeito. Ele já possuía antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas e, em sua posse, foram encontrados simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas.
Em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras (BA), a PF realizou as buscas em Belo Horizonte (MG).
A Operação Valquíria tem como objetivo reprimir crimes previstos na Lei nº 13.260/2016 (Lei Antiterrorismo). As investigações continuam em curso para o completo esclarecimento dos fatos e a responsabilização do suspeito, que, se condenado, pode pegar penas que ultrapassam 12 anos de reclusão. Fonte: A Tarde

