DestaquesMundo

Furacão Melissa Atinge Categoria Máxima (5) e Causa Alerta de Inundações Catastróficas na Jamaica

Membros da Unidade Humanitária e de Resgate trabalham em uma área afetada por deslizamentos de terra causados em Tegucigalpa, em Honduras – Foto: ORLANDO SIERRA/AFP

O furacão Melissa, que avança atualmente pelo Caribe, alcançou nesta segunda-feira, dia 27, a categoria máxima, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. A agência emitiu um alerta máximo para possíveis “inundações catastróficas” na Jamaica, onde pode chover até um metro.

Segundo o NHC, Melissa agora é um furacão de categoria 5, com ventos máximos de quase 260 quilômetros por hora. “Os ventos destrutivos, marés de tempestade e inundações catastróficas vão piorar na Jamaica ao longo do dia e durante a noite”, alertou o boletim mais recente. O vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, destacou que a lentidão do movimento da tempestade pode provocar uma catástrofe na ilha devido às chuvas extremas, pedindo que a população não saia de casa após o pôr do sol.

O furacão Melissa já deixou um rastro de mortes e devastação em sua passagem anterior pelo Haiti e pela República Dominicana, onde pelo menos quatro pessoas morreram na última semana devido a chuvas intensas e deslizamentos de terra.

Depois de passar pela Jamaica, a tempestade deve prosseguir em direção ao norte e atravessar o leste de Cuba na noite de terça-feira, enquanto continua a impactar o Haiti e a República Dominicana. Melissa é a 13ª tempestade nomeada desta temporada de furacões do Atlântico. Fonte: A Tarde