Encontro no Vaticano: Lula e Papa Francisco Discutem Pobreza e Clima em Belém
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou-se com o Papa Francisco no Vaticano, acompanhado da primeira-dama Janja. O encontro teve como pontos centrais a luta contra a pobreza, a crise climática e a relação do presidente com a Igreja.
Lula parabenizou o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e por sua mensagem que conecta a fé ao amor pelos mais pobres. O presidente também fez questão de relatar sua proximidade histórica com importantes líderes religiosos brasileiros, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga, e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.
A erradicação da pobreza foi um tema de destaque. “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome”, afirmou Lula.
Um dos momentos principais foi o convite formal feito pelo presidente para que o Papa Francisco participe da 30ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, em novembro. Lula ressaltou a importância de sediar a Conferência do Clima pela primeira vez “no coração da Amazônia”.
Em resposta, o Papa manifestou a Lula e Janja o desejo de visitar o Brasil em um momento oportuno. O presidente brasileiro destacou que o Pontífice “será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro.”
A comitiva brasileira incluiu os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira. fonte: Bnews