Rui Costa Freia Anúncio de Haddad e Confirma Apenas Pedido de Estudo de Lula
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esclareceu as declarações recentes sobre a proposta de tarifa zero para o transporte público, minimizando o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista ao programa Giro Baiana 1ª Edição, da rádio Baiana FM e BNewsTV, nesta quinta-feira (8), Costa detalhou que o que existe, no momento, é apenas um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a realização de estudos de viabilidade.
Haddad havia comentado a intenção na última terça-feira (7), destacando que a gratuidade do transporte público é um “desejo antigo no Brasil” e que a Fazenda está recuperando estudos para analisar “formas mais adequadas de financiar o setor.”
No entanto, Rui Costa fez questão de frear qualquer expectativa de implementação imediata. O ministro da Casa Civil assegurou que “não tem nada programado para ano que vem nem para este ano”. Segundo ele, Lula “apenas solicitou os estudos” durante a última reunião ministerial.
“Não vamos colocar o carro na frente dos bois. Os estudos ainda serão apresentados ao presidente para avaliar a viabilidade ou não e de onde virão eventuais recursos”, reforçou Rui Costa, sublinhando que a decisão final sobre a adoção da tarifa zero dependerá da análise desses levantamentos. Fonte: Bnews