Bahia/SalvadorPolítica

Viaduto em frente ao Shopping da Bahia entra na fase final com 86% das obras concluídas

Fotos: Betto Jr. / Secom PMSReportagem: Mateus Soares e Vitor Villar / Secom PMS

O prefeito Bruno Reis vistoriou na manhã deste sábado (4) o andamento das obras do viaduto direcional localizado em frente ao Shopping da Bahia, que já atingiu 86% de execução e entra na reta final de construção. A nova estrutura é considerada uma das mais importantes intervenções de mobilidade da capital baiana e vai facilitar o tráfego em uma das regiões de maior movimento da cidade.

Vistoria_viaduto_Bruno_Reis__Fotos__Betto_Jr-4

Com investimento de R$ 50,7 milhões, provenientes de recursos municipais e financiamento da Caixa Econômica Federal, o projeto integra o programa Nova Avenida Tancredo Neves, que reúne uma série de obras voltadas à melhoria do trânsito — como a duplicação da ponte sobre o Rio Camarajipe, o Complexo Viário Tatti Moreno e o Viaduto Duda Mendonça, além das estruturas ligadas ao BRT de Salvador.

Segundo Bruno Reis, a obra vai eliminar um dos maiores gargalos viários da cidade. “Estamos falando do novo centro comercial de Salvador, por onde passam 70% dos ônibus e 30% dos veículos de toda a capital. Já tivemos avanços significativos e, com este viaduto, teremos uma melhora ainda mais expressiva na mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.

o_Reis__Fotos__Betto_Jr-2

O chefe da Sucop, Orlando Castro, explicou que a vistoria marca o início de uma nova etapa: a instalação da estrutura metálica, após a conclusão das colunas de concreto. “Estamos entrando na fase final da obra, com previsão de entrega para janeiro”, ressaltou.

Nos próximos meses, serão realizadas as etapas de montagem das vigas metálicas, concretagem das lajes, instalação de iluminação, pavimentação, sinalização e guarda-corpos. Para o secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos de Souza, o impacto positivo será direto na qualidade de vida dos soteropolitanos: “Com menos engarrafamentos, as pessoas ganharão mais tempo e a cidade reduzirá a emissão de CO₂.”

A obra, que transformará o tráfego na região do Iguatemi e Tancredo Neves, representa mais um passo na reconfiguração do sistema viário de Salvador, aproximando a capital de um modelo urbano mais ágil e sustentável. Fonte: Secom