Bahia busca empate contra o Ceará no Castelão e segue no G-6 do Brasileirão
Bahia enfrentou o Ceará, neste sábado (20) Crédito: Letícia Martins/ EC Bahia
O Bahia somou mais um ponto importante na Série A do Campeonato Brasileiro ao empatar em 1 a 1 com o Ceará, neste sábado (20), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 24ª rodada. O Tricolor saiu atrás no placar, mas mostrou poder de reação e contou com o faro de gol de Willian José para igualar o marcador na segunda etapa.
Com o resultado, o time de Rogério Ceni chegou aos 37 pontos e permanece na 6ª colocação. No entanto, a posição ainda não está garantida: caso o São Paulo vença o Santos no clássico deste domingo (21), o Bahia pode deixar o G-6. O próximo desafio será fora de casa, diante do Vasco, na quarta-feira (24), às 19h30, em São Januário, em jogo atrasado da 16ª rodada.
Como foi o jogo
O Bahia iniciou o confronto com postura ofensiva, tentando controlar o jogo por meio da posse de bola e da movimentação rápida entre os setores. Apesar do domínio territorial, o Tricolor esbarrou na boa atuação do goleiro Bruno Ferreira, que impediu a abertura do placar.
O Ceará, após um início de dificuldade, ajustou a marcação no meio-campo e passou a explorar os contra-ataques com lançamentos para Paulo Baya e Aylon. Em uma dessas jogadas, Santiago Arias cometeu pênalti em Aylon. Lourenço cobrou, Ronaldo defendeu parcialmente, mas no rebote o meia não desperdiçou e abriu o placar aos 47 minutos da etapa inicial.
No intervalo, Rogério Ceni promoveu a entrada de Kayky e orientou a equipe a usar mais as laterais. A mudança surtiu efeito: aos 10 minutos, Sanabria acionou Everton Ribeiro, que mesmo desequilibrado deu um passe preciso de trivela para Willian José completar para as redes, empatando a partida.
O gol mexeu com o ânimo dos donos da casa, que sentiram a reação baiana e passaram a errar passes. Com a saída de Everton Ribeiro aos 22 minutos, o Bahia perdeu intensidade, e o Ceará voltou a se lançar ao ataque. A grande chance da vitória surgiu já nos acréscimos, quando Vina invadiu a área e finalizou forte, mas Ronaldo fez grande defesa, evitando a virada alvinegra.
Ficha técnica
- Ceará 1 x 1 Bahia – Brasileirão Série A 2025 – 24ª rodada
- Gols: Lourenço (CEA), aos 47’ do 1ºT; Willian José (BAH), aos 10’ do 2ºT
- Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
- Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
- Cartões amarelos: Fernando Sobral, Aylon e Fernandinho (Ceará); Tiago (Bahia)
- Público/Renda: não divulgados
Ceará: Bruno Ferreira; Rafael Ramos, Marllon, Willian Machado e Nicolas; Dieguinho (Lucas Lima), Fernando Sobral (Vinícius Zanocelo) e Lourenço (Vina); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Aylon (Pedro Henrique). Técnico: Léo Condé.
Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Michel Araújo (Kayky), Willian José (Tiago) e Sanabria (Iago). Técnico: Rogério Ceni. Fonte: Correio 24 h.