Representantes dos guardas municipais e dos médicos utilizam a Tribuna Popular
Reivindicações destas categorias repercutiram através de pronunciamentos dos vereadores.
Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), representantes dos guardas municipais e dos médicos utilizaram a Tribuna Popular para apresentar reivindicações. Representando a Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal (ANAEGM), Izdalfredo Ramatis Ismerin Bezerra de Menezes Nogueira foi o primeiro a falar. Ele destacou que, em 2023, o Poder Judiciário reconheceu a Guarda Municipal como órgão integrante do sistema de segurança pública.
Segundo ele, “os guardas municipais de Salvador têm o 20º pior salário entre as capitais do país”. E acrescentou: “A Prefeitura está de parabéns na questão estrutural da Guarda Municipal, mas precisa investir nos profissionais”.
Representação dos médicos
Na sequência, a Tribuna Popular foi utilizada por Rita Virgínia Marques Ribeiro, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Ela afirmou que “os médicos no nosso estado estão sofrendo devido aos contratos via pessoa jurídica”.
“Reivindicamos a realização de um concurso público; o fim da precarização nas relações trabalhistas e salários mais justos”, disse Rita Virgínia. Em âmbito municipal, ela informou ter solicitado uma reunião com o secretário de Saúde, Rodrigo Alves. O presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), colocou-se à disposição para intermediar a audiência.
O vereador Cezar Leite (PL) também se pronunciou, afirmando que “diversos médicos estão recebendo pelo Governo do Estado através de CNPJs”. Já o vereador Maurício Trindade (PP) parabenizou o prefeito Bruno Reis e o secretário Rodrigo Alves pela gestão da saúde municipal e acrescentou: “Acredito que no próximo aniversário de Salvador estaremos inaugurando uma maternidade municipal”.
O tema também repercutiu no pronunciamento do vereador Hamilton Assis (PSOL), que defendeu a valorização dos servidores e ressaltou que “a saúde tem sido negligenciada nos níveis estadual e municipal”.
A sessão contou ainda com a presença do desembargador Moacyr Pitta Lima.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação