Deputado baiano promove audiência para discutir condições de presos do 8 de janeiro
Alba aprovou requerimento do deputado estadual Diego Castro (PL), para a realização de audiência pública – Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou um requerimento do deputado estadual Diego Castro (PL) para realizar uma audiência pública sobre as condições de saúde, física e mental, dos baianos presos após os atos de 8 de janeiro de 2023. A iniciativa também inclui a possibilidade de uma visita técnica aos detidos.
Segundo o parlamentar, a aprovação do pedido é uma “vitória histórica”, especialmente considerando a maioria de esquerda na casa. Castro, que preside a Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, enfatizou que o objetivo é humanitário.
“Estamos falando de cidadãos de bem, trabalhadores, pais e mães de família que têm enfrentado penas desproporcionais e condições desumanas de encarceramento”, afirmou o deputado em vídeo. Ele também relembrou que, junto com o deputado federal Capitão Alden (PL), foi o primeiro a visitar os presos em Brasília, nas penitenciárias da Papuda e Colmeia, logo após as detenções.
O deputado convocou a sociedade civil e os movimentos conservadores para acompanharem o debate, que terá a data definida em breve. Ele reforçou a necessidade de “justiça, proporcionalidade e respeito à dignidade humana”, garantindo que seguirá firme em seu objetivo.
Discussão sobre anistia no Congresso
A aprovação na ALBA coincide com a pressão de deputados bolsonaristas na Câmara dos Deputados para que o projeto de lei de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro seja votado. A proposta pode ser pautada nas próximas semanas, mas há a ameaça de obstrução caso o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), não inclua o tema na agenda. Fonte: A Tarde