Internet atinge recorde mundial com 1,02 petabits por segundo no Japão
Japão quebrou o recorde de velocidade de internet em todo o mundo, superando os Estados Unidos | Foto: Mizuho Miyazaki
Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT), em parceria com a empresa japonesa Sumitomo Electric, estabeleceram um novo recorde mundial de velocidade de internet ao atingir a impressionante marca de 1,02 petabits por segundo — o equivalente a mais de um milhão de gigabytes transferidos a cada segundo.
O teste foi realizado em uma rede de fibra óptica que percorreu cerca de 2.900 quilômetros, entre as cidades japonesas de Sapporo e Fukuoka. A inovação está no uso de um novo tipo de cabo, que, embora mantenha o mesmo diâmetro das fibras ópticas tradicionais (0,125 mm), possui 19 núcleos internos, multiplicando exponencialmente a capacidade de transmissão sem necessidade de expandir o tamanho do cabo.
O feito representa uma velocidade 3,5 milhões de vezes maior que a média das conexões residenciais nos EUA e permitiria, por exemplo, baixar todo o catálogo da Netflix em menos de um segundo.
Apesar de ainda estar em fase experimental, a tecnologia é promissora justamente por utilizar uma estrutura próxima da já existente, facilitando futuras aplicações comerciais. A expectativa é que esse avanço revolucione setores que exigem altas taxas de transmissão de dados, como inteligência artificial, realidade virtual e grandes data centers. fonte: BNews