Senador Marcos do Val é Detido Pela PF no Aeroporto e Terá que Usar Tornozeleira Eletrônica
Senador Marcos do Val – Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto, no aeroporto de Brasília. A ação, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), culminou na imposição do uso de tornozeleira eletrônica ao parlamentar.
A medida é uma consequência da desobediência de Do Val às determinações do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O senador viajou para os Estados Unidos, passando cerca de 10 dias em Orlando, sem a devida autorização judicial.
Em agosto do ano passado, Moraes já havia imposto medidas cautelares a Marcos do Val, incluindo a apreensão de seus passaportes (inclusive o diplomático) e o bloqueio de R$ 50 milhões de suas contas. Essas medidas foram aplicadas no âmbito de um inquérito da PF que investiga ofensas e ataques contra investigadores da instituição. Na ocasião, a PF tentou apreender o passaporte diplomático do senador em Vitória (ES), mas o documento não foi encontrado, pois estaria em seu gabinete em Brasília.
No dia 15 de julho, o senador havia encaminhado um pedido ao STF para viajar com a família a Orlando, mas a solicitação foi negada por Moraes no dia seguinte. O ministro relator do caso justificou a negativa afirmando que não havia motivos para revogar as medidas cautelares, uma vez que a investigação contra Do Val ainda está em andamento.
Em nota, o parlamentar defendeu sua viagem, alegando que partiu “com toda a documentação diplomática e consular plenamente regular” e que a saída do país foi informada antecipadamente ao STF, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Senado Federal. Fonte: A Tarde