Bruno Reis lança plataforma de boas práticas climáticas em Brasília
Fotos: Divulgação/ FNP
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve em Brasília nesta sexta-feira (25) para participar do lançamento da nova Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD), ligada à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). A ferramenta reúne iniciativas bem-sucedidas de diferentes cidades, com o objetivo de inspirar gestores e fortalecer políticas de enfrentamento às mudanças climáticas e prevenção de desastres.
Ao lado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, Bruno destacou que o intercâmbio de soluções já aplicadas em outras regiões pode acelerar ações locais. Entre os exemplos, está o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), referência nacional criado pela Codesal, que integra o acervo da plataforma disponível em casd.fnp.org.br.
“Fenômenos climáticos têm se intensificado em períodos cada vez menos previsíveis, exigindo mais preparo dos gestores. Essa plataforma serve para ampliar nossa capacidade de resposta e inspirar outras cidades”, afirmou Bruno, que também preside a CASD e ocupa a vice-presidência de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da FNP.
O evento contou com a presença de representantes do Governo Federal, do Ministério do Meio Ambiente, de organizações como a WRI Brasil e do setor privado. Bruno também comemorou a adesão de 50 novos municípios à CASD nos últimos meses, reforçando o compromisso coletivo com a pauta da resiliência e da prevenção.
Durante o encontro, Sosthenes Macêdo apresentou detalhes do funcionamento do Cemadec, incluindo a estrutura da equipe técnica e os equipamentos que compõem a rede municipal de monitoramento em tempo real. Criada em 2022 e reestruturada neste ano, a CASD se consolida como comissão permanente da FNP, articulando políticas públicas e estratégias para um país mais preparado diante dos desafios climáticos. fonte: Secom