Feira de Santana Ferve: Bahia de Feira e Fluminense Duelam por Vaga na Elite do Baianão
Confronto entre Bahia de Feira e Fluminense pela primeira fase do Baianão Série B – Foto: Rafael Falcão
A cidade de Feira de Santana se prepara para um clássico de tirar o fôlego neste sábado, 5 de julho. Bahia de Feira e Fluminense iniciam a disputa por uma vaga na Série A do Campeonato Baiano de 2026, em um confronto que promete agitar a segunda maior cidade do estado.
Com a reta final da Série B do Baianão a todo vapor, a tensão aumenta, especialmente para os torcedores feirenses. O Fluminense será o mandante do primeiro jogo das semifinais, que acontece hoje, às 15h, no Joia da Princesa. O jogo de volta será no dia 12 de julho, no mesmo horário. Vale lembrar que não há vantagem de gol qualificado ou por campanha; se o placar agregado terminar empatado, a decisão vai para os pênaltis.
Ambas as equipes são nomes de peso no futebol baiano, com títulos da Série A em suas histórias. O Bahia de Feira, conhecido como Tremendão, foi campeão em 2011, enquanto o Touro do Sertão, o Fluminense, levantou a taça em 1963 e 1969. Essa tradição é um combustível para os atletas. “Todo atleta que chega aqui no Bahia de Feira sabe da importância do clube, do tamanho do clube, e que deve retornar ao lugar onde ele não deveria ter saído, que é a Primeira Divisão”, destacou o atacante Arthur Martins.
O técnico do Bahia de Feira, João Carlos Ângelo, ressaltou a importância do foco no acesso, o grande objetivo do clube. “Um clássico entre as duas equipes da cidade. Sabemos da importância desse jogo, o acesso à Série A de 2026, as duas equipes têm trabalhado forte para isso”, afirmou ao Portal A TARDE.
Do lado do Fluminense, o técnico Edu Silva, que é de Feira de Santana, expressou seu orgulho em poder tentar devolver o time à elite, de onde está ausente desde 2021. “É uma responsabilidade enorme, que todos nós temos consciência disso”, disse ele ao A TARDE, reforçando a ideia de que o jogo será decidido nos detalhes. Fonte: A Tarde