Dia: 19/09/2024

DestaquesSaúde

Sete em cada 10 municípios têm risco alto ou muito alto para pólio

Dos 5.570 municípios brasileiros, pelo menos 68% estão classificados atualmente como em risco alto ou muito alto para poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. O índice representa um total de 3.781 cidades, sendo a maioria (2.104) categorizada com alto risco para a doença. Há ainda 1.342 municípios brasileiros classificados como em médio risco e apenas 447 catalogados como em baixo risco para a pólio.
Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (18) durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, e constam no Plano de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e Surgimento do Poliovírus Derivado da Vacina. Ao comentar os números, a consultora em imunizações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) Franciele Fontana avaliou o cenário como preocupante.
“Vemos grande parte do país em vermelho e em vermelho forte”, disse, ao se referir às cores que sinalizam riscos elevados para a doença, erradicada do território brasileiro em 1994, a..

Read More
DestaquesMundo

Elon Musk prestes a entrar em ‘guerra’ com regulador da aviação nos EUA

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concluiu que a SpaceX violou certas exigências relacionadas às licenças de decolagem concedidas pela agência reguladora.
Em resposta, a FAA aplicou uma multa no valor de 633.009 dólares, sendo a maior já imposta pela divisão de transporte espacial comercial da entidade.
De acordo com a FAA, as violações ocorreram em dois lançamentos separados dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, acusando a SpaceX de utilizar um centro de controle de decolagem não autorizado.
“A segurança é o nosso foco em tudo que fazemos na FAA, incluindo nossa responsabilidade legal de supervisionar a segurança das empresas licenciadas para transporte espacial comercial. O não cumprimento das normas de segurança por parte de uma empresa resultará em consequências”, declarou o conselheiro-chefe da FAA, Marc Nichols, em comunicado divulgado pelo site Ars Technica.
Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, não reagiu bem à decisão da FAA, rapidamente se pronunciando nas r..

Read More
DestaquesMundo

Soldados russos preveem morte em vídeo após missão punitiva em Donetsk

Dois operadores de drones russos gravaram um vídeo prevendo suas próprias mortes após serem enviados em uma missão praticamente suicida, aparentemente como forma de punição após uma discussão com o comandante. No vídeo, publicado postumamente no Telegram, Dmitry Goodwin Lysakovsky e Sergei Ernest Gritsai relataram ter recebido ordens para deixar seu esquadrão de drones e se juntar a um pelotão de infantaria que deveria invadir uma área de Donetsk, ocupada por tropas ucranianas.
No vídeo, os dois homens acusam o novo comandante, Igor Puzyk, de ter dado a ordem após um desentendimento. O conflito teria surgido porque os soldados acreditavam que suas habilidades com drones estavam sendo subutilizadas, o que irritou o comandante.
Além disso, Lysakovsky e Gritsai acusam Puzyk de facilitar o tráfico de drogas dentro da unidade, mentir sobre os ganhos no campo de batalha sob seu comando, e ser influenciado por um soldado com ligações a autoridades ucranianas.
“Estou indo para um ataque. Se..

Read More
Entretenimento & EventosMundo

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

Uma nova tendência viral no TikTok está gerando preocupação e pode colocar crianças em risco. Conhecida como “fruta de vidro” ou Tanghulu, uma tradicional receita chinesa, a prática envolve a preparação da guloseima no micro-ondas, o que tem levado a incidentes com queimaduras graves.
A receita consiste em caramelizar açúcar sobre frutas, criando uma crosta crocante. Em abril, um tutorial ensinando a fazer essa fruta no micro-ondas se tornou viral. A instrução pede que se misture açúcar e água, aquecendo a solução no micro-ondas em intervalos de 30 segundos, por cerca de cinco minutos, até ferver. O autor do vídeo alerta que a mistura atinge temperaturas muito altas e que não deve ser manuseada sem proteção, já que a fruta é mergulhada no líquido quente logo após o preparo.
No entanto, relatos da imprensa americana indicam que essa tendência já resultou em diversas crianças hospitalizadas após tentarem a receita. Em agosto, o Shriners Children's Hospital, em Boston, emitiu um al..

Read More