Bahia/SalvadorDestaques

Testes com ônibus para mais de 150 passageiros iniciam em Salvador

– Foto: Divulgação / Semob

As primeiras viagens do ônibus foram na linha B1 do BRT Salvador, que liga a Rodoviária à Pituba.

Foi dado início, nesta quinta-feira, 26, aos testes com o novo ônibus articulado elétrico de 23 metros, que promete revolucionar o transporte coletivo em Salvador. Com capacidade para mais de 150 passageiros, o veículo começa a circular na cidade com o objetivo de avaliar tanto sua eficiência quanto sua capacidade de trafegabilidade nas vias urbanas.

A primeira operação do veículo aconteceu na linha B1 do BRT Salvador, que conecta a Rodoviária à Pituba. Uma novidade marcante foi o fato de o ônibus ser conduzido por uma motorista mulher, selecionada pelo programa “Mulheres no Volante”. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra), promovendo a inclusão feminina em um setor predominantemente masculino.

Salvador, segundo a Prefeitura, está em fase avançada de negociação para a obtenção de um financiamento de US$ 94 milhões junto ao Banco Mundial. Este recurso será utilizado para a aquisição de cerca de 100 novos ônibus elétricos, que fortalecerão a frota do transporte público, promovendo uma mobilidade mais sustentável e eficiente. Para garantir a escolha do modelo mais adequado, a Semob vem realizando uma série de testes com veículos de diferentes fabricantes.

Durante essa fase inicial, o ônibus articula uma operação expressa até a Estação Pituba. Além de verificar a viabilidade técnica, a opinião dos passageiros é considerada parte essencial da análise. Folders contendo QR Codes estão disponíveis nas estações do BRT, permitindo que os usuários participem de uma pesquisa de satisfação e compartilhem suas impressões sobre a nova experiência de transporte. fonte: A Tarde