Talibã testa helicóptero americano deixado pelo exército afegão

Aeronave foi fornecida pelos EUA para equipar o exército local e ser usada no combate ao grupo extremista.

Após voltar ao poder do Afeganistão no dia 15 de agosto, o Talibã assumiu também o controle de equipamentos militares dos EUA que estavam sob posse do exército afegão. Imagens publicadas na internet mostram integrantes do grupo terrorista utilizando helicópteros do modelo UH-60 Black Hawks.

Informações divulgados após a tomada da capital Cabul revelam que aviões de ataque do modelo A-29 Super Tucano também estavam sendo usados pelo exército do Afeganistão e agora estão sob posse do Talibã.

No dia 15 de agosto, o Talibã voltou ao poder no Afeganistão e passou a ser o centro dos assuntos internacionais. O grupo extremista assumiu as rédeas do governo após 20 anos da presença de tropas estrangeiras no país e alguns pontos são importantes para entender a situação no país

No dia 18 de agosto, 25 senadores republicanos escreveram uma carta direcionada ao Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, expondo a indignação de assistar às imagens dos membros do grupo terrorista pilotando um UH-60 Black Hawks.

“Proteger os ativos dos EUA deveria estar entre as principais prioridades do Departamento de Defesa dos EUA antes de anunciar a retirada do Afeganistão”, ressaltaram os senadores no documento.

Os norte-americanos investiram cerca de 83 bilhões de dólares (R$ 435 bilhões na cotação atual) para equipar as forças militares afegãs nos últimos 20 anos. R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: