Decisão Judicial Força Starlink a Bloquear Acesso ao X no Brasil
Mais de 200 mil usuários afetados por decisão judicial que bloqueou o X (antigo Twitter) via Starlink no Brasil
A Starlink, empresa de internet via satélite pertencente ao bilionário Elon Musk, recuou e atendeu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), bloqueando o acesso à plataforma X, antiga Twitter, para seus usuários no Brasil. A decisão foi implementada após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmar a ordem judicial.
Com a medida validada, na quarta-feira, 4 de setembro, a Starlink bloqueou o acesso de 224.458 usuários em todo o país, o que representa aproximadamente 0,5% de todos os acessos ao Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que envolve conexões via computador. A empresa, no entanto, esclareceu que não oferece o Serviço Móvel Pessoal (SMP), responsável por acessos à internet via dispositivos móveis, como smartphones.
A ação da Starlink ocorreu cinco dias após a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ordenou a suspensão da operação da rede social no Brasil. Inicialmente, no domingo, 1º de setembro, a empresa havia resistido à ordem judicial, afirmando que manteria a operação da plataforma no país. fonte: A Tarde