Simm oferece cursos para pessoas com deficiência

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) promove, a partir desta quarta-feira (20), uma série de cursos voltados exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD) em Salvador.  As aulas ocorrerão presencialmente, na sede do Instituto Inserir, localizado na Rua da Paz, 18, em Itapuã.

Os cursos de Educação Financeira, Excelência em Vendas, Excelência no Atendimento ao Cliente e Espanhol para Iniciantes Básico contam com 60 vagas cada um. No total, 240 pessoas serão beneficiadas. As aulas seguem até 10 de agosto, com turmas no turno matutino, das 9h às 11h e no turno noturno, das 18h às 19h. As inscrições podem ser feitas através do telefone (71) 99305-2670.

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, afirma que a parceria com o instituto foi feita no intuito de qualificar as pessoas com deficiência para que se sintam mais preparadas para entrar no mercado de trabalho. “É muito importante disponibilizar os cursos, e a gente percebeu que a empregabilidade pode ser facilitada se a gente qualificar essas pessoas, porque aumenta a segurança, autoestima e confiança delas, além de fazer com que se sintam com as mesmas condições de outro indivíduo para participar dos processos seletivos”, avalia.

Com foco inclusivo, o Simm procura desenvolver um trabalho de reconhecimento às necessidades dos trabalhadores com deficiência, apresentando uma série de ações para viabilizar o aumento no número de vagas para estes profissionais.

Sensibilização – Maria Eduarda destaca que o Simm possui diversas vagas voltadas para PCD que ainda não foram totalmente ocupadas. Por isso, é feita também uma sensibilização com eles sobre a importância de entrar no mercado de trabalho para criar o protagonismo na empresa e crescer na carreira.

“Temos feito o trabalho de sensibilização com eles e com os empregadores, no sentido de que eles criem meios e estruturas nas empresas para que as PCDs prosperem. Com a qualificação, é mais um elemento para a PCD crescer, seja quem já estiver empregado e, quem não estiver, para se empregar”, explica a diretora.

Em paralelo à capacitação para as PCD, o Simm também promove atividade com os empregadores, para maior engajamento e conscientização da inserção destes trabalhadores no mercado de trabalho. Com o tema “Inovação, Excelência e Cultura da Diversidade”, o próximo encontro, em parceria com o Instituto AB, acontece no dia 3 de maio, às 9h, na unidade do Simm Comércio. Secom

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: