Sessão solene marca início da 19ª Legislatura da Assembleia

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal (PP), recepcionou o governador Rui Costa para a sessão solene de início da 19ª Legislatura na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, às 16h. Estava acompanhado de companheiros da Mesa Diretora, líderes partidários, parlamentares, autoridades do Judiciário, tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, secretários de Estado, dirigentes de órgãos públicos, prefeitos e vereadores da capital e interior.
O presidente do Legislativo conduziu o governador ao Salão Nobre, que aguardou ali o início dos trabalhos em plenário.
Trinta minutos depois, com a mesa de honra já composta, o deputado Nelson Leal instituiu uma comissão integrada pelos deputados Adolfo Menezes (PSD), Tom Araújo (DEM), Alex Lima (PSB), Fátima Nunes (PT), Rosemberg Pinto (PT), Ivana Bastos (PSD), Marcelino Galo (PT) e Vitor Bonfim (PR), Eduardo Salles (PP), para conduzir o chefe do Executivo ao Plenário Orlando Spínola, onde ele foi recebido de pé com longa ovação.
FALA DO GOVERNADOR
Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo subtenente da Polícia Militar, o flautista Rainer Krupp, o presidente Nelson Leal passou a palavra ao governador Rui Costa. Diante das maiores autoridades civis e militares da Bahia, ele levou 40 minutos para ler a sua mensagem ao Legislativo. O texto impresso foi usado apenas para balizar a fala do chefe do Executivo, que, dominando o conteúdo, fez a maior parte do discurso no improviso – de memória.
No diagnóstico das dificuldades do exercício que se inicia, o governador foi duro, mas o tom foi de otimismo e superação dos problemas, como ocorreu com a redução do percentual de comprometimento das receitas correntes líquido com pessoal – para o limite prudencial da LRF. Ele fixou como eixo central das ações de 2019 e de toda a sua segunda gestão, as áreas de segurança pública, saúde, educação e infraestrutura. O governador agradeceu o apoio do Legislativo e dirigiu palavras elogiosas ao presidente Nelson Leal, louvando os 62 votos que ele obteve na eleição secreta do dia 1º, bem como ao primeiro e segundo secretários, Maria del Carmen e Tom Araújo.
Foi interrompido por aplausos cinco vezes. Rui Costa conclamou o Parlamento, bem como o Judiciário, o Ministério Público e todos os órgãos de Estado, a juntar forças, para, com harmonia e independência, superar a conjuntura complexa – além de permitir uma gestão coletiva. Num discurso propositivo, ele expôs planos e metas detalhados para cada área de governo da administração da Bahia, anunciando esforço ainda maior nas áreas de saúde, segurança e educação, e adiantou que encaminhará uma projeto de lei à ALBA proibindo a construção de barragens como as de Brumadinho.
DISCURSO DO PRESIDENTE
Antes de fazer o seu discurso de agradecimento, o presidente Nelson Leal pediu um minuto de silêncio em homenagem à memória do ex-secretário estadual de Turismo, Paulo Gaudenzi, falecido na tarde de ontem. Ele salientou o maduro relacionamento entre os poderes da Bahia, calcado na harmonia e na independência e reafirmou o comprometimento dos 63 deputados estaduais com o progresso e com a justiça social. “Aproximaremos ainda mais esta Casa dos baianos, através do programa ALBA Pela Bahia, que buscará soluções para problemas regionais in loco, junto à população”.
O presidente do Legislativo entende que os baianos não querem uma Assembleia virtual ou omissa, mas uma Casa propositiva, que busque e encontre soluções para as muitas demandas de “nossa gente”. Ele agradeceu o apoio do governador Rui Costa, a confiança dos seus pares, e prometeu uma gestão compartilhada, sem uso de decisões monocráticas, além da instituição de um Colégio de Presidentes das Comissões Técnicas – que se juntará ao Colégio de Líderes para a discussão de matérias e ampliar a votação de projetos de iniciativa parlamentar. O presidente da ALBA também agradeceu o apoio e as presenças da esposa, dona Marlane, e dos pais Emerson e Lia. Antes do encerramento dos trabalhos o subtenente Rainer Krupp executou o Hino da Bahia.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×