Sessão marca Dia da Consciência Jovem em Salvador

Atividade virtual foi proposta pelo vereador Julio Santos (Republicanos).

O Dia Municipal da Consciência Jovem é comemorado anualmente no último domingo do mês de abril e, para celebrar a data, o vereador Julio Santos (Republicanos) presidiu uma sessão especial na última sexta-feira (30).

A atividade virtual fez alusão à Lei Municipal nº 8015/2011, com base em projeto da então vereadora Tia Eron e contou com a participação de jovens e gestores ligados ao público, que propuseram a reflexão sobre “o que é ser um jovem consciente”.

O vereador destaca que, apesar de exercer seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, possui uma caminhada de trabalhos voltados ao público jovem. “Foram mais de duas décadas me dedicando a trabalhos sociais e evangelísticos voltados para o público jovem em Salvador, Recife e Manaus por acreditar que, com a motivação correta, cada jovem é capaz de ir além do que espera”, disse Julio Santos. 

Para Carla Alessandra Spinola, gestora de educação profissional do Senac Praça da Sé, “o jovem é protagonista de sua vida e, no momento que ocupa espaços educacionais, imprimimos nele marcas formativas que o acompanharão em sua trajetória”.

Na sessão, jovens sensibilizaram os participantes com suas histórias e atos de consciência, através do empreendedorismo, da escolha por viver longe do crime e pela superação de um diagnóstico médico.

“Não me apeguei ao diagnóstico, mas sempre persegui meus sonhos e vivi a minha vida. Em 2017, iniciei a minha página e comecei a falar. A cada relato, mais pessoas vinham e se identificavam com a minha história. Fui produzindo cada vez mais conteúdo para mostrar àquelas pessoas que tinham a doença, e também as que não têm, como é o meu estilo de vida com a doença falciforme”, explicou Priscila Andrade, influenciadora digital.

O vereador Julio Santos destacou a grande relevância de propor mais espaços de fala e discussão em benefício da juventude soteropolitana e se colocou à disposição.

“Sei que a caminhada de alguns jovens em busca da cidadania se inicia a partir da descoberta de seus direitos e deveres, bem como com a importância de formar opiniões críticas e engajadas sobre os mais diversos problemas da sociedade. Por isso, incentivo as discussões para esta faixa etária e, diariamente, coloco à disposição de cada um de vocês, o meu mandato parlamentar”, afirmou.

Além disso, o legislador ressaltou a importância do trabalho social que tem sido desempenhado pelo projeto Força Jovem Bahia, com atuação no esporte, educação, cidadania, levando a conscientização para a juventude.

“Agradeço pelo espaço e posso afirmar ao vereador Julio que estou dando continuidade ao trabalho dele aqui. A Força Jovem atua com base na consciência, desempenhando ações que trazem o respeito e ter valores que estão se perdendo ao longo do tempo”, pontuou Murilo Rodrigues, coordenador da Força Jovem Bahia. 

Arte

A sessão especial também abriu espaço para arte. Através do projeto Jovens Pensantes, adolescentes apresentaram poemas autorais. Maria Luiza, 16 anos, destacou: “Ser jovem é buscar por conhecimento, é fazer perguntas, ser jovem é desenvolver maturidade, ser jovem é tudo isso e muito mais”.

O secretário Executivo Nacional dos Jovens Republicanos, Marco Meneghetti, frisou a colocação do jovem como protagonista do futuro. “Conceituar o jovem como o futuro é simplesmente dar o papel devido e que lhe é cabido. O de quem busca a liberdade, de quem pode vencer, o que de não apenas vai fazer a diferença, mas vai ser a própria diferença entre os dados atuais e o objetivo almejado”, disse Meneghetti.

Para Cecília Queiroz, reitora da Uninassau, o conceito de ser jovem é “se ver como parte, é parar de ver a sociedade de fora, de longe”. Para ela, “nós precisamos ingressar nessa sociedade, sentir ela e, a partir daí, se ver como parte. E neste conhecimento e nesta consciência, fazer e desenvolver um papel importante na construção de soluções e de alternativas para um futuro hoje”.


Projetos em prol da juventude

O vereador Julio Santos (Republicanos) encerrou sua primeira sessão especial pontuando suas ações no Legislativo Municipal e destacando a importância da consciência no âmbito coletivo. “Compreendo que, para atingirmos a coletividade com a consciência jovem, temos uma longa caminhada pela frente, mas garanto para cada um de vocês que não faltarão esforços, empenho e dedicação”, disse.

“Nos meus primeiros 120 dias de atuação, na Câmara Municipal de Salvador, já apresentei projetos para colaborar com a ascensão social da juventude soteropolitana, dentre eles destaco o SIMM Primeiro Emprego, para proporcionar atendimento específico aos jovens que não possuem experiência, mas que desejam uma colocação no mercado de trabalho”, pontuou. 

Julio Santo cita também a Semana do Jovem Empreendedor para fomentar a realização de ações em estímulo ao empreendedorismo no município, além de práticas como estudos, reuniões, seminários e outros eventos que promovam e valorizem a difusão do empreendedorismo entre jovens. Foto: Divulgação

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Deixe uma resposta