Câmara de Salvador

Roberta Caires conduzirá sessão em homenagem a empreendedoras

Foto: Assessoria da vereadora

Nesta terça-feira (21), às 19h, 18 soteropolitanas receberão a Medalha de Honra da Mulher Empreendedora 2023.

A 3ª edição da entrega da Medalha de Honra da Mulher Empreendedora 2023 será realizada nesta terça-feira (21), às 19h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador. A atividade será conduzida pela vereadora Roberta Caires (PP), autora da iniciativa. 

Empreendedoras soteropolitanas de destaque são agraciadas com a honraria pela passagem do Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino em Salvador, 19 de novembro, instituído por meio do Projeto de Lei nº 82/2021, de autoria da vereadora.

“O empreendedorismo feminino é a mais efetiva ferramenta para a redução dos índices de violência contra a mulher e do feminicídio, porque dá independência financeira à mulher e esse é o primeiro passo para a interrupção do ciclo da violência”, disse Roberta Caires.

Presidente da Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora da Câmara, a vereadora está colaborando para a expansão de redes femininas de negócios, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como a igualdade de gênero, o trabalho decente e crescimento econômico, e a redução das desigualdades sociais.

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino, idealizada  por Roberta Caires, foi aprovada e instituída na Câmara Municipal de Salvador para planejar e executar ações de curto, médio e longo prazos, que vão mitigar barreiras, alçando o potencial da empresária e, consequentemente, sua liberdade. 

Como vereadora, Roberta destaca que tem se empenhado em direcionar e construir políticas públicas para atender a todas as mulheres em condição de empreender, independentemente do tamanho do negócio.

Roberta Caires é a embaixadora do Instituto Move Mulher Empreendedora, uma entidade sem fins lucrativos que combate a vulnerabilidade social, por meio de projetos de estímulo socioeconômico na área do empreendedorismo feminino. Ela destaca que mais de 4.740 mulheres já foram beneficiadas pelo Instituto, que é a única entidade em Salvador a realizar a busca ativa de mulheres com o perfil de vulnerabilidade socioeconômica, com a finalidade de transformar suas realidades em todos os 170 bairros da capital baiana, atuando nas 10 regiões da cidade.

Homenageadas da edição 2023:

1.           Alana Elias, presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE)
2.           Ana Carolina Alonso, diretora da Câmara de Mulheres Empresárias (Fecomércio)
3.           Arysa Souza, jornalista
4.           Danielle Almeida, potencializadora – Hinode
5.           Duda Lomanto, diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec)
6.           Dulce Mariano, diretora da Febracis Bahia e master trainer
7.           Jaqueline Góes, biomédica, pesquisadora, professora, palestrante, creator e doutora em patologia humana
8.           Jaqueline Oliveira, diretora financeira da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE)
9.           Lila Kutz, promoter de grandes eventos
10.         Luciana Pereira Pimentel, Instituto Entreaspas
11.         Maili Santos, maquiadora (PCD) e digital influencer
12.         Naiana Ribeiro, jornalista, gordoativista e palestrante
13.         Nágila Andrade, decoradora
14.         Negra Jhô, criadora do Instituto Kimundo
15.         Sheila Valverde, designer de sobrancelhas
16.         Tarsila Alvarindo, jornalista, repórter da TV Bahia, mestre de cerimônias e locutora
17.         Tay Lai, publicitária, empresária e apresentadora
18.         Thaise Fiaes, CEO da Casa Fiaes

Fonte da notícia: Assessoria da vereadora