Quais são os cuidados importantes no pós-parto?

Dicas essenciais para uma recuperação saudável e livre de complicações

Ao ter um bebê a mulher recebe uma série de orientações do próprio obstetra e da equipe de enfermagem do hospital.  O pós-parto é um período em que vai precisar conciliar os autocuidados, assim como dar uma atenção especial as necessidades do bebê. Listamos aqui algumas dicas essenciais para as mães novatas se recuperarem de forma saudável, seja em casos de parto cesárea ou natural. Quais são os cuidados importantes que a mulher deve ter após o parto?

Amamentação e seios

Há mulheres que sonham com esse momento, mas podem sentir na prática bastante dificuldade para amamentar. Alguns cuidados diários evitam fissuras e possíveis incômodos que possam tornar a amamentação dolorosa.

Na matéria do site Bebê Mamãe é recomendado pelo especialista o uso de pomadas que não precisam ser removidas durante as mamadas, pois o processo de retirada do produto pode aumentar as chances de fissuras, uma vez que a região fica bastante sensível.

Higiene das partes íntimas

A região receberá os mesmos cuidados rotineiros da mulher. Quem costuma usar sabonetes íntimos, continuará com o mesmo hábito, assim como quem prefere os sabonetes comuns. O único cuidado ao decorrer da higiene é não deixar resíduos ou sabão por muito tempo na área. A dica é assim que passar já remover imediatamente com água.

Relações sexuais no pós-parto: quais são os riscos?

O resguardo é um período essencial para a saúde feminina e indicado pelos médicos. É nessa fase (em média 40 dias) que a mulher  irá se restabelecer e recuperar-se plenamente do pós-parto, seja após uma cesárea ou parto normal.

O que ocorre é que nem sempre esse período é respeitado, pois a vontade e o desejo sexual fala mais forte. O que fazer nesses casos? É perigoso manter relações sexuais antes da indicação  médica?

O portal especialista em maternidade e saúde feminina, Trocando Fraldas, explica algumas dificuldades e até empecilhos que as mulheres podem enfrentar ao manter relações sexuais no pós-parto:

Ao praticar relação sexual antes do tempo, em casos de parto normal, com episiotomia (corte no períneo), pode ser doloroso e dificultar a cicatrização;

Após a cesárea aumentam as chances de infecção dos pontos, pois a recuperação é mais lenta;

As primeiras relações costumam ser mais doloridas no pós-parto, por conta da umidade vaginal está em baixa;

É possível tentar ter relação nesse período, mas sempre com cuidado. Converse abertamente com o seu médico. Trocando Fraldas