Prefeitura iniciou vacinação de idosos a partir de 77 anos ontem, quarta-feira (10)

A Prefeitura iniciou a vacinação de idosos acima de 77 anos contra a Covid-19 na quarta-feira (10), de forma escalonada. Das 14h às 18h, serão imunizados aqueles que nasceram no período de 10 de março a setembro de 1943. Hoje, dia seguinte (11), das 8h às 13h, será a vez dos nascidos entre outubro de 1943 a 11 de março de 1944. A medida foi possível devido à chegada de 37.950 doses para Salvador, ocorrida hoje pela manhã.

Os idosos com idade superior a 78 anos continuarão tendo acesso à primeira dose do imunizante. A estratégia para esse público funcionará excepcionalmente no período da tarde, das 14h às 18h. 

As equipes estarão presentes nos drive-thrus localizados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo– Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – Cabula e Vila Militar – Dendezeiros.  

Os pontos fixos estão situados na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Federação, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5° Centro de Saúde (Barris) e Vila Militar – Dendezeiros. 

Vacina Express – Os idosos com 77 anos ou mais também poderão fazer o agendamento da vacinação domiciliar através do Vacina Express, no site vacinaexpress. saude. salvador.ba. gov. br, nesta quarta-feira (10). São ofertadas por dia 200 vagas, preferencialmente, para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.  

Os idosos que foram imunizados em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente de acordo com a data de reforço programada no sistema. 

Segunda dose – A aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal segue normalmente na capital baiana tanto para idosos, como para trabalhadores de saúde. Antes de ir a um dos postos, é necessário observar a data de retorno no site da SMS e no cartão de vacina obtido na ocasião da primeira aplicação. A segunda dose para idosos será aplicada das 8h às 17h, nos mesmos locais onde é aplicada a primeira dose.

Já a segunda dose para trabalhadores da saúde ocorre no mesmo horário, nos drive-thrus na Unijorge – Campus Paralela, USF San Martin III e Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio). Já os postos fixos funcionam na USF Eduardo Mamede (Mussurunga), UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, CSU Pernambués e Unijorge – Campus Paralela.

Demais públicos – A partir de quinta-feira (11), outros profissionais de saúde autônomos também começarão a ser imunizados. A estratégia será iniciada com médicos, em seguida com fisioterapeutas e, depois, com doulas e cuidadores de idosos. Os horários e postos serão divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Secom

Deixe uma resposta