Prefeitura entrega última etapa de requalificação da Estrada Velha

A prefeitura de Salvador entregou nesta quarta-feira, 5, a quarta e última etapa de requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA). São mais de 11 bairros da capital baiana cortados pela via.

Nesta etapa, que contou com investimento de R$5,8 milhões, a obra beneficiou um trecho de 2,1 km entre a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga até a Avenida São Cristóvão, envolvendo serviços de drenagem, pavimentação, iluminação, meio-fio e passeio.

Na ocasião tiveram presentes, além do prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

“O projeto foi readequado e realizadas a licitação e a execução. Diante da complexidade da obra – e com o próprio comércio que surgiu atraiu estabelecimentos comerciantes e moradores do entorno – ela foi dividida em etapas. Neste mês de Maio Amarelo, depois dessa requalificação, essa via vai trazer mais segurança para quem trafega e ajudar a reduzir acidentes e mortalidade no trânsito”, disse Bruno Reis, por meio de nota de assessoria. A Tarde

A requalificação foi dividida em quatro etapas, sendo requalificada uma extensão de 16,6km. Como um todo, as melhorias envolveram desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade.

O projeto contemplou também a implantação de ciclovias. Além do ordenamento do tráfego e nova iluminação, foi melhorado o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão.

Etapas

A primeira etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto compreendeu percurso de 2,5km, entre BR-324 até a altura do Supermercado G. Barbosa, em Pau da Lima, e foi entregue em julho. Já a segunda etapa, entre o G. Barbosa, em Pau da Lima, e o Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília. Este trecho teve 7km e foi entregue em setembro.

E em novembro, foi entregue a terceira etapa de requalificação da EVA com extensão de 5 km, entre o Condomínio Dois de Julho Life (Nova Brasília) e a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga.

História

A Avenida Aliomar Baleeiro foi construída na década de 1940, nos idos da Segunda Guerra Mundial. O propósito era ligar as bases aérea, localizada no Aeroporto, e naval, em São Tomé de Paripe.

Com isso, ela viabilizava um acesso rápido entre dois pontos estratégicos para a dinâmica das forças aliadas durante o conflito. E com o tempo, outros bairros foram surgindo ao longo da avenida, tornando o tráfego ainda mais intenso e alçando a Estrada Velha do Aeroporto a uma das principais vias de ligação da cidade. Portal A Tarde

Deixe uma resposta