O medo de trovoadas nos cães

A nossa Vet Expert de hoje, Dra. Débora Gabriel Rovigatti Benedetti, da Patinhas & Cia Clínica Veterinária e Pet Shop, tem uma dica para você:

Ao contrário do que se pensa, a maioria dos pets não sente dores nos ouvidos ao escutar trovões ou fogos de artifício. O medo que eles sentem é devido ao barulho em si e porque eles associam a algum tipo de perigo que não sabem a causa. É seu instinto de preservação agindo!

Está chegando o final de ano e o período de festas com rojões, fogos de artifícios, foguetes e as trovoadas de verão são comuns nessa época, por isso é muito importante você estar informado e preparado para saber como agir no momento em que esses barulhos começarem a incomodar o seu melhor amigo.

As recomendações são: esteja perto de seu pet, para que ele se sinta protegido, mas evite mantê-lo abraçado ou no colo, já que desta forma, você estará potencializando o seu instinto de medo e a percepção de perigo ou ameaça.

Aja naturalmente para que ele entenda que você está bem e que não existe ameaça para ele naquele momento. Mantenha seu pet em local seguro, preferencialmente com pouca luz e no momento barulhento e tente passar confiança para seu amigo, brincando, distraindo, jogando bolinha, etc. Desta forma, você vai deixá-lo cada vez mais à vontade!

Pet Plan