Novo boletim revela estado de saúde de Paulo Gustavo: “Situação grave”

Nesta quinta-feira (15), Paulo Gustavo teve seu estado de saúde atualizado pela equipe médica que o assiste no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. De acordo com o boletim, o caso do artista ainda é bastante delicado.

“Internado desde 13 de Março, no Rio de Janeiro, com quadro de Covid-19, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e ainda se encontra em situação grave”, iniciou a nota.

E prosseguiu: “ As complicações pulmonares demandaram várias intervenções, como  broncoscopias e alguns procedimentos cirúrgicos”.

De maneira geral, porém, o humorista tem recebido bem o tratamento. “Finalmente, conseguimos sanar as fístulas bronco-pleurais identificadas. Nas últimas 48 horas também observamos a normalização da coagulação com o tratamento instituído e não mais detectamos sinais de hemorragias.”

Os médicos também deixaram claro estar confiantes na melhora de Paulo Gustavo. “A situação clínica do paciente, embora ainda crítica, traz à equipe profissional mais confiança em sua recuperação. Estamos cientes de que ainda temos um caminho pela frente”, destacou a nota.

Entretanto, o artista ainda depende de aparelhos para seguir na sua batalha contra os efeitos da doença em seu corpo. “O paciente permanece utilizando ventilação mecânica e ECMO.”

Por fim, o comunicado trouxe uma mensagem dos parentes de Paulo Gustavo: “A família do ator agradece muito todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus”.

Veja a linha do tempo da internação de Paulo Gustavo:

Hospitalização

Paulo Gustavo foi internado em 13 de março. A informação, porém, só foi divulgada à imprensa no dia 15. Na ocasião, não se especulava a seriedade do caso. A princípio, o que se sabia era que o marido de Thales Bretas iria apenas acompanhar, assistido pelos médicos, a evolução de seu quadro de Covid-19.

Intubação

Sem conseguir combater o avanço da doença em seus pulmões, o humorista precisou ser intubado, no dia 21 de março. De acordo com o boletim médico, a decisão foi tomada por precaução e a ideia era evitar que o quadro dele se agravasse.

“Foi sedado e intubado para que a cura consiga se estabelecer em seus pulmões sem cansá-lo tanto com a falta de ar que o incomodava”, relatou Thales no Instagram na época.

Boa notícia

Em 25 de março, os médicos se mostraram confiantes na recuperação do ator, após Paulo apresentar uma discreta melhora. Em mensagem da família compartilhada com a imprensa dias depois, os parentes afirmaram: “Ele apresentou sinais mais evidentes de recuperação da função pulmonar, corroborados por uma tomografia computadorizada realizada hoje. A cada dia temos mais certeza da sua plena recuperação, cuja data ainda não é previsível”.

ECMO

No dia 3 de abril, Paulo Gustavo deu início à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea – uma máquina capaz de agir como um pulmão e um coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. Inovador, o tratamento custa cerca de R$ 30 mil por dia.

Doação de sangue

Já em 7 de abril, Thales Bretas revelou que Paulo precisou fazer uso de bolsas de sangue. Por essa razão, aproveitou para pedir para que amigos e fãs doassem mais sangue para repor os estoques dos hospitais, uma vez que muitos pacientes necessitam disso para sua recuperação. Claudia Raia e o marido foram dois dos famosos que atenderam ao pedido do companheiro do ator.

Agravamento

No dia 11 de abril, o boletim médico indicou a gravidade do caso de Paulo Gustavo e explicou, dentre outras coisas, que o famoso necessitava do auxílio de aparelhos para se manter com vida. “Todos os equipamentos necessários para o suporte da vida, como a ventilação mecânica e a ECMO, continuam sendo necessários.”Um dos principais nomes do humor no Brasil, Paulo Gustavo é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois filhos: Gael e Romeu, de 1 ano e meio © Divulgação

Um dos principais nomes do humor no Brasil, Paulo Gustavo é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois filhos: Gael e Romeu, de 1 ano e meioUm dos principais nomes do humor no Brasil, Paulo Gustavo é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois filhos: Gael e Romeu, de 1 ano e meio © Instagram

Um dos principais nomes do humor no Brasil, Paulo Gustavo é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois filhos: Gael e Romeu, de 1 ano e meio.

Famosidades

Deixe uma resposta