Morar Melhor reforma mais de 200 casas em Fazenda Coutos

O bairro de Fazenda Coutos voltou a ser alcançado com o programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis esteve na localidade nesta terça-feira (18) para autorizar a reforma de mais 201 casas, proporcionando às famílias beneficiadas, que viviam em situação precária de habitação, mais dignidade e qualidade de vida.

“Aqui é um dos bairros onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos mais baixos da cidade, com moradias que necessitam dessas intervenções. O bairro Fazenda Coutos já havia sido beneficiado em todas as outras fases do Morar Melhor. Após a conclusão desta etapa, chegaremos a um total de 846 casas reformadas apenas aqui na região”, destacou Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

Fotos: Betto Jr./Secom

Criado pela Prefeitura em 2015, o Morar Melhor realiza intervenções nas residências de baixo padrão construtivo através da requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores maior conforto. Na capital baiana, a iniciativa já transformou mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades, realizando o sonho de milhares de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A ação tem ganhado reconhecimento e vem servindo de modelo para governos municipais e estaduais em diversos lugares do Brasil. “Por mais que a gente melhore a cidade construindo praças, campos e quadras, rede drenagem, escolas, posto de saúde, o Morar Melhor acontece no local que é o mais importante de todo o ser humano, que é a própria casa. É no nosso lar que a gente descansa para ir ao trabalho no dia seguinte, que a gente educa nossos filhos, que recebe amigos e familiares. Sem sombra de dúvidas esse é o programa mais desejado pela população e é o que nos deixa mais felizes”, acrescentou o prefeito.

Fotos: Betto Jr./Secom

Transformação – A realidade da diarista Maria Gabriela dos Santos, 42 anos, costuma ser parecida com a de diversas famílias que vivem em comunidades carentes. Moradora de Fazenda Coutos desde criança, ela conta que nunca conseguia juntar dinheiro para reformar a casa própria, que sofria com infiltrações em períodos de chuva.

O transtorno, no entanto, ficou no passado após ela ser contemplada com o Morar Melhor. Hoje o imóvel de Maria serve de modelo para a vizinhança, sendo uma das primeiras construções a ter as melhorias concluídas.

“Sempre pedia nas minhas orações para ser incluída no Morar Melhor e quando me ligaram dizendo que seria contemplada não acreditei. A minha casa era apenas no bloco e agora está toda rebocada, com pintura nova. Colocaram piso e pia no banheiro. Estou muito feliz”, celebrou ela, que mora com o marido e uma filha adolescente. Secom

Deixe uma resposta