Mais de 320,5 mil empresas foram abertas em outubro, aponta governo federal

Saldo de empresas abertas é de mais de 231,2 mil no mês, quando comparadas as 320,5 mil empresas abertas e as 89,3 mil fechadas.

O saldo de empresas abertas no Brasil é de mais de 231,2 mil no mês de outubro. Dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, indicam que 320.559 empresas foram abertas no período e outras 89.306 foram fechadas.

Entre os estados com maior aumento percentual, o Amapá se destaca com 775 novas empresas, 15,62% acima do volume registrado em setembro. Mato Grosso e Rondônia aparecem em seguida com aumento de 5,13% e 3,71%, respectivamente.

O Tocantins, por outro lado, registrou maior variação quanto ao número de empresas fechadas. Seiscentos e um empreendimentos encerraram suas atividades em outubro. O volume representa aumento de 19,48% em relação a setembro.

De acordo com informações da Agência Brasil, o Ministério da Economia avalia que os números evidenciam retomada da atividade econômica no país, após a pandemia do novo coronavírus. Reflexo também do impacto das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios.

Em outubro, o empreendedor levou em média 2 dias e 17 horas para abrir uma empresa. O tempo é 4 horas menor que o registrado em setembro. O resultado é o menor registrado na série histórica do Mapa de Empresas, que possui dados desde 2020. bahia.ba

Deixe uma resposta