Livro em homenagem a Luiza Bairros é lançado na Câmara

Foto: Valdemiro Lopes 

Vereador Silvio Humberto escreveu um capítulo da obra da socióloga Vanda Sá Barreto.

O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, foi palco, na noite desta terça-feira (29), do lançamento do livro “Luiza Bairros: Pensamento e compromisso político”. A obra é assinada pela socióloga Vanda Sá Barreto, que conviveu com Luiza por mais de 30 anos. Apoiador da iniciativa, o vereador Sílvio Humberto (PSB) escreveu um capítulo e afirmou que a publicação é uma saudação à trajetória da saudosa ativista da luta por igualdade racial.

“Luiza nos deixou a responsabilidade de atuar no processo das causas sociais, bem como lutar por um Brasil onde as pessoas tenham mais e melhores oportunidades. Homenageá-la é reconhecer o seu destemor, a sua capacidade de pensar políticas de igualdade de gênero e raça”, declarou o vereador.

Gaúcha de Porto Alegre, Luíza Helena de Bairros morou em Salvador desde 1979, quando passou a atuar no Movimento Negro Unificado (MNU). Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi). Ela faleceu em agosto de 2016, no Rio Grande do Sul, em virtude de um câncer de pulmão. 

A socióloga Vanda Sá Barreto, que foi sua parceira e amiga, destacou a importância de Luiza não só para o Movimento Negro, mas para toda a sociedade. “Esse livro propõe o acesso ao mundo de Luiza, que, com sua bravura rompeu inúmeras barreiras, abriu portas e mostrou que ninguém constrói nada sozinho”, apontou.

Vanda também fez questão de destacar que a obra possui muitas vozes que ecoam o grito da homenageada. “A obra reúne depoimentos de Felipe Freitas com falas sobre a juventude negra; Hilton Cobra, sobre a arte negra; Luiz Alberto, sobre o Estatuto da Igualdade Racial; Nazaré Lima, sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional; Vilma Reis, sobre o feminismo negro. Helena Oliveira e Sueli Carneiro complementam esse painel, com duas abordagens abrangentes sobre os passos e a trajetória de Luiza”, finalizou.

O lançamento contou com a participação da professora da Brown University, Geri Augusto; e de nomes como Terezinha Barros; Nazaré Mota; Ceres Santos; e da secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. Houve a exibição de pronunciamentos de Bairros na abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Senado Federal; de depoimentos de personalidades como, Matilde Ribeiro, ex-ministra de Promoção à Igualdade; do 1º presidente da Fundação Palmares, Carlos Moura; e dos ex-secretários da Sepromi (BA), Luiz Alberto, Athaíde Lima, Raimundo Nascimento, Elias Sampaio e Vera Lúcia Barbosa.
 

Sobre Luiza Bairros

Mestra em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutora em Sociologia pela Michigan State University. Graduou-se em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi especialista em Planejamento Regional pela Universidade Federal do Ceará. 

Foi ministra da Secretaria Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014, e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Fonte da notícia: Assessoria do vereador

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: