James Webb, telescópio espacial sucessor do Hubble, será lançado no Natal

Técnico da NASA prepara parte da estrutura do James Webb no centro de voos espaciais Goddard, em Nova York, EUACrédito: Divulgação/NASA

Novo equipamento é cem vezes mais potente do que seu antecessor e ajudará a compreender as origens do universo.

Telescópio Espacial James Webb, substituto do Hubble, será lançado ao espaço no dia 25 de dezembro, por volta das 9h20, no horário de Brasília. A expectativa é que ele estude todas as fases da história cósmica.

A missão é uma parceria internacional da Nasa, a Agência Espacial Americana, com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).

Telescópio James Webb é o maior e mais avançado a ser lançado no espaçoCrédito: Crédito: NASA/Chris Gunn

Ele irá capturar a luz esticada no espaço-tempo em comprimentos de onda infravermelhos longos, das primeiras estrelas e galáxias, ajudando a humanidade a compreender as origens do universo.

O telescópio Webb é cem vezes mais poderoso do que o Hubble, primeiro telescópio espacial lançado em 1990. Além disso, também é maior do que seu antecessor: seu espelho tem 6,5 m de diâmetro, enquanto Hubble tem 2,5 m.

O lançamento será feito no foguete não tripulado Ariane 5, que partirá do espaçoporto em Kourou, na Guiana Francesa.

O James Webb Space Telescope leva o nome de um ex-diretor da Nasa, que comandou a agência entre fevereiro de 1961 e outubro de 1968.

*Sob supervisão de Giulia Alecrim/CNN

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: