Inaugurado há dois anos, Nuar já realizou quase 27 mil atendimento

O Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), completou, neste mês de setembro, dois anos de funcionamento. Dedicado a atender à população em situação de rua da capital baiana, nesse período, no local, foram realizados quase 27 mil atendimentos. Dentre os serviços disponibilizados estão a atualização do Cadastro Único, emissão do Cartão SUS, informações sobre disponibilidade e encaminhamento de vagas do Simm, atendimento técnico de assistência social e orientação jurídica.

O serviço do Nuar tem como objetivo potencializar a articulação entre as ações voltadas à população em situação de rua, executados pela Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e outras secretarias parceiras. O equipamento funciona como uma central de ações e serviços, e conta com uma equipe especializada formada por psicólogos, assistentes sociais, técnicos e advogados, que orientam e encaminham para benefícios socioassistenciais e outros atendimentos da rede de garantia de direitos como saúde, trabalho e justiça.

Fotos: Betto Jr./Secom

O público é atendido por demanda aberta e/ou encaminhado pelos serviços que compõem a rede de proteção para população em situação de rua.  Localizado no bairro do Comércio, na Rua do Corpo Santo, 17, o Nuar funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e terças e quintas-feiras, das 9h às 12h.

A coordenadora do núcleo, Aldeci Andrade, destacou que os serviços realizados no Nuar possibilitam o exercício da cidadania e resgate da autoestima de pessoas em situação de rua. “O Nuar viabiliza acesso às políticas públicas, então o impacto é positivo e significativo, já que faz diferença na vida dessas pessoas. A gente sabe que infelizmente a rede de proteção não dá conta de toda demanda, principalmente numa pandemia, nesse cenário desafiador que estamos vivendo. Então, a gente possibilita que as pessoas em situação de rua possam ter suas vidas ressignificadas, dando uma melhor qualidade de vida, para a partir daí, criarem autonomia e buscarem seu próprio sustento”, disse.

No ano passado, em decorrência da Covid-19, também foram realizadas no local ações complementares para auxiliar este público. “Nos momentos mais críticos da pandemia, nos reinventamos, distribuímos quentinhas, fizemos testagem, tudo para atender a demanda dessa população. Nesses dois anos, estamos conseguindo dar respostas, mesmo nesse cenário tão desafiador, afirmou Aldeci.

Transformação – Os serviços ofertados no Nuar transformaram vidas como a de Jesuel Oliveira, 58 anos. Ao relatar a própria história, o assistido destaca a importância do equipamento para as pessoas em condição de vulnerabilidade. 

“Fiquei em situação de rua e, através do Nuar, recebi o apoio para sair dessa condição. Hoje, recebo o auxílio aluguel, moro na minha casa, e isso é fruto de um trabalho humano, que nos devolve a dignidade. Aqui, fui encaminhado para tirar documentos, consegui benefícios sociais e vou ser reintegrado ao mercado de trabalho, com fé em Deus. Saber que existe um local para nos assistir é confortante e tranquilizador” disse.

Também assistido pelo o núcleo, Cláudio Batista, de 29 anos, ressaltou a segurança e confiabilidade do equipamento. “Vim através do consultório na rua para atualizar o CadÚnico. É um local que a gente sabe que tem serviços direcionados para pessoas em situação de rua, é um núcleo onde conseguimos tudo. Somos orientados e encaminhados, é uma prestação de serviço importante para quem precisa”, afirmou. Secom

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